Quando a imigração não faz mais sentido


Eu não gosto de morar no país que imigrei: isso é fase ou é hora de ir embora?

                                                                      Imagem gerada pelo Chat GPT

Tem uma coisa que quase ninguém fala sobre a imigração:

Nem todo mundo gosta de morar no país que escolheu.

Muito imigrante mascara isso nas redes sociais, para não dar o braço a torcer.

Não gostar de onde escolheu morar, faz parte.

Como disse outro dia - uma criadora de conteúdo - no instagram: 

"você não está tentando, está experimentando"

E isso não faz de você fraco.
Nem ingrato.
Nem alguém que “não deu certo”.

Mas levanta uma pergunta difícil:

até que ponto isso é só uma fase…
e até que ponto é um sinal de que algo precisa mudar?

Todo imigrante, em algum momento, pensa em voltar.

Vivemos essa dualidade, quem falar que não, está mentindo!

Principalmente quando:

. chega uma data festiva;
. você enfrenta um problema difícil sozinho;
. ou vive um luto à distância.

Porque é nesses momentos que a ausência pesa mais.

Não é só saudade.

É a falta de colo.
De pertencimento.
De ter para onde correr sem precisar explicar tudo.

Mas nem toda vontade de ir embora significa que você precisa ir.

Às vezes, é só cansaço.

Cansaço de recomeçar.
Cansaço de falar outra língua.
Cansaço de ser forte o tempo todo.

E o nosso corpo… ele fala.

Só que a gente precisa aprender a escutar o que exatamente ele está dizendo.

Agora vem a parte mais delicada:

quando a insatisfação deixa de ser um momento…
e vira um sinal?

Talvez seja hora de olhar com mais atenção quando:

.  você não consegue se imaginar construindo nada aí;
.  você perdeu o sentido das coisas ao seu redor;
.  tudo parece pesado, sem perspectiva;
.  você não se sente você mesma há muito tempo.

Porque, às vezes, não é sobre resistência.

É sobre desalinhamento.

E como eu posso saber se é uma coisa ou outra?

Resistência vs. Desalinhamento

AspectoResistênciaDesalinhamento
O que éDificuldade natural do processo de crescimentoEstar em um caminho que não faz mais sentido pra você

OrigemMedo, insegurança, zona de conforto sendo desafiadaValores, identidade ou propósito fora do lugar

Sensação internaDesconforto, mas com algum sentidoVazio, desconexão, sensação de “não pertencimento”

EnergiaOscila: cansa, mas também tem momentos de motivaçãoDrena de forma constante, sem reposição
Pensamentos comuns“Isso é difícil, mas eu sei que é importante”“O que eu tô fazendo aqui?”
Relação com desafiosOs desafios fazem parte do crescimentoTudo parece pesado e sem propósito
TempoFases - tende a melhorar com adaptaçãoPersistente - não melhora, só se arrasta
IdentidadeVocê se sente desafiada, mas ainda conectada com quem éVocê sente que está se perdendo de si mesma
Emoção dominanteMedo + esperançaFrustração + apatia
Decisão idealPersistir, ajustar, aprender...Reavaliar, redirecionar, talvez mudar...

Exemplo na imigraçãoDificuldade com idioma, trabalho, adaptação culturalSensação contínua de não pertencimento ao país/vida construída

Pergunta prática pra diferenciar

Faça isso com você mesma, com muita honestidade:

“Se as coisas melhorassem aqui, eu ainda gostaria de estar aqui?”

  • Se a resposta for sim 🠊 provavelmente é resistência
  • Se a resposta for não 🠊 pode ser desalinhamento

Mas também existe um outro lado que precisa ser dito:

trocar de país não resolve tudo.

Se você não entende o que está sentindo,
você pode só… levar esse vazio com você.

E viver o mesmo ciclo em outro lugar.

A imigração tem um custo silencioso:

Você nunca mais se sente 100% inteiro em um só lugar.

Se voltar, uma parte sua ficou.

Se ficar, uma parte sua sempre vai estar longe.

Seu coração aprende a viver dividido.

E isso… ninguém te conta antes.

Por isso, talvez a pergunta não seja:

“eu devo ir embora?”

Mas sim:

“o que dentro de mim está pedindo mudança?”

É o lugar?
É a fase?
É o ambiente?
Ou sou eu… tentando me reencontrar?

Porque uma coisa é fato:

não dá pra ter tudo.

E amadurecer na imigração também é aprender a viver com escolhas -
e com as renúncias que vêm com elas.

No final, não existe resposta pronta.

Existe honestidade.

Existe escuta.

Existe coragem.

Coragem de ficar.
Ou coragem de ir.

Se você já se sentiu assim…
você não está sozinha.

Me conta nos comentários: você sente que está no lugar certo, mas passando por uma fase difícil… ou já não se reconhece mais onde está?

Comments

Popular posts from this blog

Quem sou eu?

Por que morar fora pode te deixar mais carente?